Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nada está escrito

Escrevo para ocupar no vazio os espaços em branco.

dizem que é domingo

10.09.23 | nada está escrito

doce_4_imagem_1-5.jpg

"A chover e a fazer sol e as bruxas a amassarem pãozinho mole" - ditado antigo, que conheço desde o tempo dos meus avós... é assim que está o dia aqui. 

Eu tento manter os meus hábitos, o primeiro deles é fazer café de saco enquanto vou tomar banho, gosto do aroma que se espalha pela casa,  [tenho máquina de cápsulas a que dou pouco uso].  Outro dos meus hábitos é ir ver a horta... sempre.

Quem me lê pode pensar que estou "louca", mas não... desde que os meus pais faleceram eu e os meus irmãos assumimos um compromisso para sempre...eles dão o que entendem eu coloco o resto... todos os anos oferecemos a todos os moradores as coisas de Natal... bacalhau, azeite, óleo, bolachas...enfim um pouco de tudo o que compõem um cabaz de natal. Hoje vieram entregar o bacalhau (2 Kgs) por pessoa, azeite , óleo... comprei on-line e a qualidade é excelente.

Isso obrigou-me a ir a Castelo Rodrigo comprar sacos novos no pingo doce dos que usamos para as compras, comprei 20 sacos e a senhora diz-me é só isto. Sim, obrigado (outra que deve pensar que sou maluca).

Cada saco é para ir completando e assim já distribui bacalhau, azeite, óleo, atum, café... e no cimo uma prendinha util (simples) , um postal de amor para que recordem 2023 .

Entrego os sacos sempre a 8 de Dezembro (antigo dia da mãe) para as pessoas se organizarem. Dois dias antes do Natal entrego as coisas da horta: couves, cenouras, cebola, batatas, ovos (compro)e algo mais que possa juntar .[ queijo da serra ou outro semelhante]

Na véspera de Natal encomendo e vou buscar...( bem cedo) bolo rei, sonhos, filhoses, fatias douradas, flores como as da foto   (uma dúzia de cada) .

Sou feliz assim a ver os sacos encherem... dois meses antes, e a cada semana vou trazendo ou comprando mais 20 unidades de tudo...

Pessoalmente, gosto de passar essa época aqui longe do consumismo da cidade e sempre desde há 7 anos o meu jantar de Natal é torradas com mel, chá, uma fruta...nada mais.Não há sentido em partilhar essa noite com alguém da aldeia e deixar os outros sós...assim eles fazem as coisas à sua maneira.

Os mais atentos pensam mas ela diz que a aldeia tem 19 habitantes e está a fazer 20 sacos...pois estou...lembram-se de escrever sobre aquele pastor que ainda faz o pastoreio de duas ou três aldeias e encontro às vezes...pois é para esse senhor que apesar de viver nas serras tem uma família.

Falei de mim, de hábitos que tenho... quando fui comprar os sacos bebi café, café mesmo... e comprei uns bolos típicos daqui para todos... é o bolo da foto, ( flores de escalhão), nome porque são conhecidos. Tentar que ninguém passe o dia sem ter algo diferente na mesa. 

Não importa se vão ler ou não, eu sinto que a dor que quase me impedia de respirar, foi embora...

Um excelente domingo para todos.

7 comentários

Comentar post